A satisfação do cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio. E apesar de acreditar que sabe isto melhor do que ninguém, deixo aqui 5 fatos importantes sobre a satisfação do cliente para se levar em consideração.

1. É um indicador importante sobre a fidelidade do cliente e da renovação da intenção de compra

A satisfação do cliente é, sem sombra de dúvida, o melhor indicador acerca da intenção que este tem em repetir a compra no futuro. Numa escala de 0 a 10, um cliente cuja satisfação seja 7 irá muito provavelmente voltar. Um cuja satisfação esteja entre 9 e 10 poderá ser, inclusive, um “embaixador” da sua marca (ou seja, irá recomendá-la a familiares e amigos). Pelo contrário, uma satisfação de cliente igual ou abaixo de 6 indica que poderá vir a perdê-lo.

2. É uma forma de diferenciação

Imagine que está tentando reservar um quarto de hotel para aquela viagem que sempre sonhou à Europa. Está avaliando dois quartos com uma localização semelhante, ambos têm uma decoração agradável e o preço é igual. Qual vai escolher? O que tiver melhor pontuação de antigos clientes, claro.

3. Reduz a rotatividade de clientes

Ao contrário do que poderíamos pensar, o preço não é o maior motivo da alta rotatividade de clientes – esse lugar pertence à falta de satisfação dos consumidores. Felizmente, a receita para a combater é “simples”: você só tem que impressionar os seus clientes à cada vez que eles regressem, em vez de os tomar como sempre garantidos. E não se esqueça que um bom apoio ao cliente é meio caminho andado para que a satisfação também aumente!

4. Aumenta o valor de cada cliente

Quando um cliente está realmente satisfeito com o serviço ou produto que adquire, confia nele para fazer aquisições mais importantes e repetir a boa experiência. Assim sendo, ao longo do tempo, um cliente muito satisfeito gera uma receita superior à de um cliente só um pouco satisfeito.

5. Acaba com a publicidade negativa!

Há quem diga que toda a publicidade é boa publicidade. Mas não podiam estar mais enganados! Se todo o ‘zum zum zum’ que se ouve sobre o seu negócio for mau, então com certeza você não durará muito. A melhor forma de acabar com a publicidade negativa é obter clientes satisfeitos: ninguém terá com que se queixar…e se tornarão os seus melhores defensores!

 

Para ajudar a aumentar a satisfação dos seus clientes, eu escrevi um Minicurso Grátis e por email chamado Como Vender Mais usando os Aplicativos de Mensagem. Se ainda não se inscreveu, corre e aprende logo!