Aqui no Aladim, já falamos várias vezes a importância de reter um cliente – ou seja, de garantir que ele comprará os nossos produtos e serviços no futuro, e que estará inclusive disposto a pagar mais por eles. Mas como é que você pode conseguir aumentar a retenção de seus clientes?

1. Ganhe a confiança dos seus clientes.

À medida que vai estabelecendo uma relação próxima com o seu cliente, ele também vai ganhando confiança. Uma boa forma de fazer isto é ser honesto e transparente – faça uma descrição realista dos seus produtos e não crie expetativas que não pode cumprir.

2. Acrescente valor aos seus produtos.

Ter um bom produto a nível técnico não basta. É importante que dê aos seus produtos um “valor agregado” que os diferencie dos demais. Veja o caso da Apple, por exemplo. Além de produzir bons computadores, criou um software que permite usá-lo de forma simples e integrada. Esta acessibilidade é o “valor agregado” dos computadores mais famosos no mundo.

3. Não tenha medo de mostrar a sua personalidade.

Não tenha medo de mostrar a “sua” personalidade ou, melhor, a da sua marca. Num mundo em que os clientes são bombardeados com publicidade a toda hora, a sua personalidade é o que vai fazer com que se lembrem de você.

4. Preste atenção aos seus clientes.

Preste atenção ao que os seus clientes estão te dizendo: o deixaram de contatar quantas vezes? Não estão repetindo as compras? Tente encontrar as causas e corrija o que estiver os levando a alterar o comportamento. Assegurar que você tem a melhor experiência possível é essencial para aumentar a retenção de clientes.

5. Surpreenda-os!

Para conseguir reter os seus clientes, a sua relação com eles não deve ser diferente de qualquer outra relação na sua vida! Surpreenda-os com novos produtos, leve-os “behind the scenes” (por trás das cortinas), ofereça-lhes coisas exclusivas e faça-os sentir como se fossem o seu tesouro – afinal, eles são!

6. Procure clientes fiéis.

Os clientes fiéis são uma das chaves para o sucesso. E não são difíceis de conseguir – basta dar uma razão para manterem a sua fidelidade. Isto passa por um atendimento incrível, embora também possa adotar esquemas de fidelidade (cartões de cliente, pontos).

7. Nunca subestime a importância do atendimento ao cliente.

Se um cliente precisa de ajuda, seja rápido e proativo para resolver o seu problema. Certifique-se de que os seus clientes têm várias formas de o contatar em caso de necessidade (uma delas devem ser os Apps de Mensagem: Telegram, Messenger e WhatsApp!) e responda sempre que enviem uma mensagem.

 

Entre na lista do Aladim e receba dicas para aumentar suas vendas.
Te ajudamos a vender mais usando os Apps de Mensagem!
Receber Dicas