Temos falado diversas vezes sobre como os aplicativos de mensagem são ótimas ferramentas para o atendimento ao cliente, mas você sabe por que é tão importante, inclusive nas lojas de eCommerce?

Não é raro que os empresários de eCommerce negligenciem o seu serviço de apoio ao cliente. Frequentemente, as empresas digitais têm falta de recursos humanos – quem nunca ficou semanas à espera de uma resposta a um email?

 

No entanto, hoje em dia até os gigantes do eCommerce, como a Amazon ou o Submarino, proporcionam serviços de atendimento ao cliente de todo o mundo. Numa pesquisa feita em 2013, a Amazon foi eleita e melhor empresa digital em termos de atendimento ao cliente, muito em parte devido a um apoio eficaz, uma política de troca flexível e devoluções automáticas. Além disso, o estudo demonstrou que, graças à satisfação dos clientes com o serviço:

 

  • 75% têm melhor opinião da marca;
  • 60% irão continuar a comprar na Amazon;
  • 83% irão comprar mais artigos;
  • 77% recomendariam a empresa a amigos;
  • 76% confiam na marca.

 

Concluímos, portanto, que um bom atendimento ao cliente aumenta a confiança dos consumidores. De fato, muitas vezes, o contato com o serviço de apoio pode até ser a única oportunidade para que o cliente se aperceba que há uma pessoa “do outro lado” do computador e estabelecer uma relação mais próxima com a marca. Mas responder rapidamente a problemas relacionados com o envio dos produtos ou com defeitos também têm uma grande influência na percepção da sua empresa. O inverso – ou seja, a falta de assistência – é uma das principais razões para não repetir a compra.

 

Mas como prestar assistência a todos os seus clientes quando estão espalhados pelo mundo? É este o grande desafio das empresas de eCommerce. E é aqui que os mensageiros instantâneos entram em ação. Com a ajuda do Aladim, poderá montar o seu próprio sistema de apoio ao cliente facilmente.

Duvida que este seja o caminho? Leia o nosso artigo sobre Porque é que o WhatsApp é perfeito para o atendimento ao cliente.