O WhatsApp chegou ao coração (e aos celulares) de mais de 100 milhões de brasileiros, e os empresários começam a ver o potencial do ‘ZapZap’ e dos negócios por mensagem. Mas quão útil é o WhatsApp para as pequenas empresas?

Na verdade, os negócios por mensagem são relativamente recentes e muitas empresas ainda estão tentando perceber como podem se beneficiar destes novos canais de comunicação. Outras, geralmente as empresas de maior dimensão, nunca se posicionaram de forma tão próxima dos consumidores e lutam com esta mudança.

Os aplicativos de mensagens instantâneas são um solo fértil onde quase todos ainda estão no ponto de partida.  Portanto, são uma oportunidade para as pequenas empresas e startups acabadas de chegar ao mercado.

Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, Messenger e Telegram, também podem ser úteis para as pequenas empresas que pretendam criar um serviço diferenciado. E que serviço diferenciado pode ser criado no WhatsApp? Um atendimento ao cliente de excelência, com troca de mensagens rápidas e a qualquer momento, sem esquecer a possibilidade de anexar imagens e vídeo.

Atualmente, as empresas líderes nas reclamações dos consumidores brasileiros são as empresas de telecomunicações, os bancos e as empresas de crédito. Aliás, em alguns casos, não só registam uma elevada taxa de reclamações, como também parecem ser ineficazes nas respostas que providenciam.

Quando olhamos para a lista de empresas nos rankings – da Oi ao Banco Itaú – percebemos que todas elas devem ter um atendimento ao cliente insuficiente. Além disso, todas elas têm uma outra coisa em comum: um serviço de apoio dependente de atendimento por telefone.

 

A possibilidade de oferecer um serviço de atendimento excelente num meio muito conveniente é o que realmente torna o WhatsApp uma ferramenta útil para as pequenas empresas.

 

Nas conversas um a um, faça com que os seus clientes se sintam únicos e tente mostrar-lhes que o atendimento é personalizado. Aconselhe-os quanto ao melhor produto para eles e responda a todas as suas questões. Verá que, dentro em breve, não o trocará por nenhum dos seus concorrentes, nem mesmo por aqueles com representação em todo o Brasil. Pouco a pouco, a sua pequena empresa ganhará terreno e se destacará no mercado.

 

E tudo graças a uma mensagem de ‘ZapZap’, viu?