Embora ainda seja mais recente do que muitos outros apps de mensagem, o WhatsApp é o maior fenômeno mundial. E em muitos mercados, e inclusive no Brasil, o seu uso supera ao popular Facebook Messenger. Devido a este enorme sucesso, tem captado a atenção de muitos comerciantes, que veem uma oportunidade nos negócios por mensagem. Se este é o seu caso, conheça 5 estratégias de marketing para WhatsApp infalíveis.

1- Crie uma “persona” em seu Marketing para WhatsApp

Ao contrário de muitas redes sociais, que permitem receber notícias de marcas e instituições no feed, o WhatsApp é um aplicativo mais pessoal, destinado a conversas entre amigos. Por isso, é importante que as marcas assumam uma personalidade amigável. No fundo, estamos a falar de criar uma “personagem” com quem os seus clientes gostarão de interagir. E não se esqueça, uma vez que esta persona esteja criada, deverá apresentá-la em outros meios de comunicação para que o seu público fique conhecendo você!

2- Defina uma estratégia para angariar números de celular

Tal como acontece com o email marketing, deve evitar comprar bases de dados. Procure recolher apenas o contato de usuários interessados nos seus serviços. Para isso, poderá desenvolver uma campanha de angariação de leads online, criar um cartão de cliente em que seja necessário disponibilizar um número válido de telefone ou oferecer um desconto.

Por outro lado, pode entrar no WhatsApp oferecendo um serviço que interesse aos seus clientes. Desta forma, não será você que os procura, mas o inverso. Um bom exemplo disso é a Maionese Hellman’s. Para aumentar a sua quota do mercado no Brasil, a marca criou a linha WhatsCook (fora do ar – http://cubo.cc/whatscook/), em que os usuários podiam tirar dúvidas com chefes conceituados, aprender receitas e compartilhar vídeos cozinhando.

3- Ofereça bom conteúdo

Esta é, sem dúvida, uma das melhores estratégias de marketing para WhatsApp. Voltando ao exemplo da Hellman’s, já pensou qual foi o verdadeiro motivo que levou ao sucesso da estratégia? Se respondeu o conteúdo, a sua resposta está certa. Sem um conteúdo interessante, o seu público vai sentir-se aborrecido e acabará por deixar de o seguir nas redes sociais.

4- Tenha um bom atendimento ao cliente

O WhatsApp tem, em média, uma taxa de 70% de abertura. Ou seja, ao enviar uma mensagem, há 70% de probabilidade que ela seja aberta. E a pior coisa que pode acontecer é o seu cliente enviar mensagem de volta e ficar horas à espera de uma mensagem! Lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, procure responder sempre tão rápido quanto possível.

5- Pesquisa de mercado

Se o WhatsApp pode ligar grátis a um número quase infinito de pessoas, porque não usá-lo para perguntar aos seus clientes sobre os seus gostos, preferências e sugestões? Não tenha medo de fazer um pequeno inquérito ao seu cliente no pós-venda para continuar a aprimorar o seu negócio.

 

E aí, já pensou como o Marketing para WhatsApp pode ajudar sua empresa a vender mais? Comente ou pergunte abaixo!