Já discutimos como os aplicativos de mensagens estão a mudar o Google e como os peritos em marketing usam os mensageiros instantâneos, mas será que você sabe como as multinacionais fazem negócio por mensagem?

Hyatt

A Hyatt é uma cadeia de hotéis americana com presença no Brasil. Para explicar como as multinacionais fazem negócio por mensagem, o seu fundador explica que a Hyatt usa a sua presença nos mensageiros instantâneos para receber feedback dos seus clientes. Estes podem ainda efetuar reservas, pedir uma cama ou um cobertor extra e avisar sobre a sua chegada tardia.

Walmart

A Walmart é uma das maiores de cadeias de supermercados por terras do tio Sam. Recentemente, seguindo a tendência do negócio por mensagem, começou a marcar presença em 4 mensageiros instantâneos, incluindo o Facebook Messenger. É, portanto, uma pioneira em como as empresas de retalho podem fazer negócio por mensagem.

Esta presença crescente nos aplicativos de mensagens permitiu à empresa responder àquela que era uma frustração de muitos clientes – perderem-se dentro do supermercado. Agora, é possível enviar mensagem (por exemplo, “doritos”) e obter informação sobre o stock, o peso e até o corredor onde se encontra o produto. Caso pretenda outro tipo de informações, poderá ainda falar com um assistente em tempo real.

Uber

O Uber é uma empresa que conecta o usuário com motoristas profissionais. No Brasil, já está disponível nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Goiânia, Porto Alegre, Guarulhos, Salvador, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. E, nos Estados Unidos, de onde é originária, a empresa já opera através do Facebook Messenger.

Ou seja, os internautas americanos podem pedir carona através de uma conversa privada, sem ter que abandonar aquele que é o seu mensageiro instantâneo preferido ou instalar o aplicativo da Uber. Para quem nunca utilizou Uber, a aplicação permite também o registro e oferece uma primeira viagem num valor inferior a 20 dólares.

KLM Airlines

A operadora aérea holandesa é um exemplo de como as multinacionais fazem negócio por mensagem. Foi a primeira empresa do ramo a dar este passo, alegadamente para “atenuar o stress e as complicações das viagens aéreas”.

Através do aplicativo da KLM para o Facebook Messenger, você pode receber informação sobre o se vôo a partir do momento em que o reserva. Receberá, por exemplo, confirmação da reserva, alterações no horário e até o passe de embarque. Além destes serviços de conveniência, poderá ainda entrar diretamente em contato com o apoio ao cliente da empresa.

Entre na lista do Aladim e receba dicas para aumentar suas vendas.
Te ajudamos a vender mais usando os Apps de Mensagem!
Receber Dicas