Deixe-me começar assumindo que se você está lendo este artigo é porque tem seu próprio negócio e vontade de aumentar suas vendas e consequentemente suas receitas. Veremos como é possível utilizar a tecnologia a seu favor para este propósito e como pode ser lucrativo estar um passo à frente da sua concorrência usando o WhatsApp para turbinar suas vendas.

Vivemos uma era altamente tecnológica e volátil onde novos recursos e meios de comunicação estão sendo criados e inseridos no mercado o tempo todo. Os aplicativos de mensagem como o famoso WhatsApp podem ser uma incrível arma de vendas on-line mas é garantido que muitos ainda não sabem disso ou apenas não sabem como utilizar os serviços de mensagem instantânea para este fim. Marketeiros do mundo todo já estão se utilizando do WhatsApp para alcançar diretamente seu público-alvo e o melhor, sem fazer muitos investimentos em propaganda e marketing, e ainda reduzindo custos com intermediários.

Utilizando o WhatsApp por completo em suas vendas

Muitas vezes ao falar em uso do WhatsApp para negócios as pessoas focam (por mera formalidade) no uso do aplicativo somente com mensagens, como nosso antigo amigo SMS. Esse é o primeiro erro, deve-se aproveitar o máximo que o aplicativo oferece, inclusive os recursos de áudio e vídeo! Se sua empresa possui um vídeo comercial ou uma propaganda já pronta em áudio ou vídeo, que tal enviar diretamente aos seus consumidores pelo WhatsApp e turbinar suas vendas? Pequenos vídeos para mostrar como funciona a empresa por dentro e mostrar funcionários felizes e produzindo num ambiente descontraído podem ser ótimas ferramentas pra fidelizar sua marca e até atrair futuros colaboradores. O recurso de áudio pode ter grande impacto, se for enviada a um cliente por exemplo uma mensagem do CEO da sua empresa, ou de um diretor entrando em contato com aquele cliente específico para avisar que ele foi o vencedor de uma promoção! Promoções constantes podem manter seus clientes sempre ligados no conteúdo enviado, evitando que eles deixem de abrir mensagens futuras. O que nos leva ao nosso próximo tópico…

Engajamento e Receptividade

Dois pontos podem ser considerados chave para manter o público-alvo ativo, ou seja, engajado e consumindo o conteúdo enviado. Como visto no item anterior é necessário produzir conteúdo de qualidade e manter contato constante mas não sufocante ou desinteressante ao cliente. Promoções com pequenos prêmios e sorteios são muito utilizados por empresas de sucesso por esse motivo. O importante é que as promoções permitam ações dos 2 lados, ou seja, que o público-alvo responda de fato, gravando um vídeo, enviando uma foto ou frase para participar, dessa forma o canal empresa-cliente estará sempre aberto e ativo, mantendo uma imagem positiva da marca com seu público-alvo.

Trabalhando o cliente

Mais um fator que pode ser considerado chave no uso de aplicativos de mensagem como o WhatsApp para vendas e contato com o cliente é a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre o cliente, com base nas ações propostas que exigem um retorno do público-alvo, é necessário trabalhar as informações e enquadrar cada cliente em tipos de cliente conforme a necessidade do seu negócio, categorias básicas seriam faixa-etária, nível sócio econômico, estado civil, região entre outros.

Com base nas informações enviadas pelo público-alvo ( pequenos questionários podem ser utilizados nas promoções) e posterior classificação, é possível personalizar ofertas e traçar uma estratégia específica para diferentes tipos de clientes, para determinada região e faixa etária por exemplo, um produto com frete grátis ou visual diferenciado pode ter um apelo maior ao consumo do que um simples desconto no valor final do produto.

Além de ter contato direto com seus clientes, é fundamental utilizar todo conhecimento obtido da melhor maneira possível e traçar diferentes estratégias para diferentes clientes, personalização ainda é um grande diferencial no mercado de vendas. Bons negócios e boas vendas!

 

E aí, o que está achando do tema? Como pretende usar os aplicativos de mensagem em sua empresa?

Entre na lista do Aladim e receba dicas para aumentar suas vendas.
Te ajudamos a vender mais usando os Apps de Mensagem!
Receber Dicas