IMG_2095Enquanto a Microsoft e o Facebook tentam nos mostrar um mundo de chat bots para falar com as empresas, uma verdade precisa ser dita: eles nem são tão legais. Você pode testar seguindo as instruções em inglês aqui.

O Facebook anunciou sua plataforma de bots para o Messenger ontem. Porém, como na tentativa da Microsoft, o Facebook deixa você criar os bots  apenas para uma plataforma: Messenger.

Um repórter do TNW testou os novos bots no dia do lançamento na conferência do Facebook F8 e não gostou muito. Ele reclamou, pois os bots não são intuitivos o bastante. Mesmo quando o repórter perguntou ao bot quais bots ele poderia usar, o bot ficou perdido. O repórter coloca algumas imagens em inglês de suas conversas no artigo, mas estão em inglês.

O repórter cita outros problemas. Se você começar o chat no computador, ele não aparece inteiro no Messenger no smartphone, o que significa que você vai encontrar suas mensagens diferentes em cada lugar.

Acho que ainda não iremos muito longe com os bots no Messenger, pelo menos não por enquanto. A plataforma ainda está nascendo e acredito que nem mesmo os parceiros do Facebook tiveram muito tempo para trabalhar nela.

Com tudo isso, vemos que os bots parecem ser muito legais, mas nesse momento ainda são um pouco chatos. O futuro parece legal, mas os bots de hoje ainda não.

Por enquanto, CNN e outros parceiros estão testando os bots no Messenger. É só ir na página de algum parceiro e testar (em inglês).

Esse artigo apareceu no TNW.