O WeChat é o maior mensageiro instantâneo na China e movimenta milhares de dólares diariamente. E há quem pense que o americano Facebook está cada vez mais parecido.

O que é o WeChat?

O WeChat é um mensageiro instantâneo que se está a tornar num gigante na China. Hoje em dia, conta com 697 milhões de utilizadores, muitos deles na Ásia.

Entretanto, o aplicativo já se expandiu para o WeChatPay, um sistema de pagamento para serviços. Por sua vez, este aplicativo está associado a mais 200 milhões de cartões de crédito, quase todos na China. Por ano, O dinheiro envolvido nestas transações é o dobro do dinheiro processado pelo PayPal. No mínimo surpreendente, não?

Empresas de todo o tipo de indústrias estão presentes no WeChat – é possível comprar um bilhete de cinema, encomendar o jantar ou chamar um táxi de forma simples e segura na plataforma. E o próprio WeChat está tão satisfeito com o seu sucesso que permite até transferências de dinheiro entre amigos.

Como poderá o Facebook se converter no WeChat

O Facebook lançou o aplicativo Facebook Messenger, que muitas empresas começam a usar para fazer negócio por mensagem.

O aplicativo está preparado para integrar APIs de empresas, independentemente do seu sector. Se duvida, veja a nossa lista de multinacionais que fazem negócio por mensagem e confira como este mensageiro instantâneo pode ser conveniente para hotéis, supermercados e linhas aéreas. Já é possível reservar um quarto ou receber o seu passe de embarque através de uma conversa de Facebook.

Por agora, os pagamentos feitos na plataforma do Facebook Messenger estão apenas disponíveis dentro dos Estados Unidos. Mas o Facebook tem-se tornado cada vez mais próximo dos profissionais de marketing por todo o mundo. É possível criar uma página empresarial em qualquer país e o Business Manager, o serviço que permite anunciar no Facebook, está cada vez mais semelhante entre os diversos mercados. A rede social é líder no comércio eletrônico social e corresponde a 64% de todos os lucros com origem em redes sociais.

Espera-se, então, que continue a seguir na mesma direção. Os Estados Unidos são apenas um teste antes dos pagamentos por Facebook se tornarem a regra para toda a comunidade internacional.

Tendo em conta todos os avanços que têm vindo a aproximar o Facebook das empresas, perguntamos: estará o Facebook a converter-se no WeChat do Ocidente? Deixe a sua opinião!

Entre na lista do Aladim e receba dicas para aumentar suas vendas.
Te ajudamos a vender mais usando os Apps de Mensagem!
Receber Dicas