Muita gente tem falado atualmente sobre os apps de mensagens instantâneas e como estão sendo usados para muito mais que troca de mensagens entre amigos. Chris Messina previu que 2016 será o ano dos Negócios por Mensagem, e tudo isso se vem acontecendo pela popularização dos apps de mensagens, que hoje em dia ultrapassaram os números de usuários ativos das redes sociais.

Com o grande uso tende-se a evoluir suas funções para integrar cada vez mais possibilidades nas suas mensagens. Temos visto a todo momento a evolução dos bots e o lançamento de lojas de bots do Kik e Facebook, e muito têm se falado sobre os usos das interfaces de mensagens para resolvermos inúmeras questões que ainda emperram o comércio eletrônico.

Afinal, o que são Negócios por Mensagem?

Chamado de conversational commerce fora do Brasil, os Negócios por Mensagem surgem como uma grande tendência nesse mercado, pois como mensageiros são os apps mais populares de hoje em dia, é imprescindível que as empresas estejam neles e usem-nos para se comunicar com seus clientes e mais, para realizar vendas.

Assim, os Negócios por Mensagem são simplesmente os negócios, vendas, agendamentos ou serviços que você faz usando os apps de mensagem ao invés de sites próprios ou de terceiros. Claro que o início dessa relação pode ser através de seu site ou do Facebook por exemplo, onde você oferece seu número ou perfil para seus clientes.

Mas a partir do momento em que o cliente falou com você no app de mensagem favorito dele, você partiu para os Negócios por Mensagem. E como em todo mercado, para se destacar, você precisa saber de todas as técnicas e ferramentas para utilizar esse meio da melhor forma e vender ainda mais seus produtos, agendar seus serviços e atender seus clientes.

Os Negócios por Mensagem, ou seja, os negócios feitos conversando com o cliente como se conversa com um amigo, são a nova tendência no mercado e para não ficar atrás de seus concorrentes é muito importante se especializar e oferecer um atendimento personalizado e focado nas necessidades específicas de seu cliente, através das plataformas que eles preferem.